2018/2
Trabalho final da disciplina
Com o encerramento da disciplina, cada aluno se responsabilizará por realizar um trabalho escrito a partir das discussões realizadas em sala, sobre os textos escolhidos. É recomendável que o trabalho seja realizado já dentro da temática que cada aluno têm se proposto em suas pesquisas individuais, articulando assim o projeto e o trabalho final.
A seguir, algumas questões que podem vir a ser discutidas nos trabalhos.
Retomar a base da discussão sobre o que foi dado como consensual, mas não o é:
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O estatuto da disciplina História da Arte (o que é, o que faz, quais as chantagens, o que falta ao campo, entre outras questões)
Referências:
BOIS, Yve-Alain. Introdução. In: A pintura como modelo. WMF, 2009.
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As noções do campo (a crença, o cânone, o compartilhamento, a existência das tradições independentemente da negação)
Referências:
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os Livros e a Escola do Tempo
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Micro e macro História da Arte: História da Arte nacional, regional, ou apenas História da Arte, num sentido universal? O regional seria, nesse sentido, um aspecto folclórico.
Referências:
CHIARELLI, Tadeu. Introdução. In Arte Internacional brasileira. São Paulo Lemos-Editorial, 2002.
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A História da Arte em Belo Horizonte: Tratar a cidade como se não possuísse paredes, avaliando o que há de potente nas obras aqui deixadas
Referências:
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Os discursos de incorporação
Referências:
2017/2
Com o encerramento da disciplina, são proposto três temas para o trabalho final, que deverá ser entregue até o dia 6 de dezembro, via e-mail (rodvivas@gmail.com). Quem achar necessário poderá enviar antes uma primeira versão da construção textual para uma avaliação prévia.
Obs.: os temas são propostas, porém, podem fica em aberto a possibilidade de serem realizados trabalhos com outras temáticas, desde que estejam relacionadas às questões que foram abordadas durante o curso, e que o trabalho assuma-se em uma linha de argumentação coerente com às discussões que realizamos.
Os temas propostos:
Tema 1 – Definição da produção artística brasileira
Textos base:
- CHIARELLI, Tadeu. Introdução. In Arte Internacional brasileira. São Paulo Lemos-Editorial, 2002.
- NAVES, Rodrigo. Introdução. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Ática, 1996. 285p.
Textos complementares:
- Raízes do Brasil, autor: Sérgio Buarque de Holanda (sobre o personalismo brasileiro, que serve de base pro argumento de Rodrigo Naves). Download no site Lelivros
- A crise do passado: modernidade, vanguarda e meta-modernidade, autor: Philadelpho Menezes (discute o conceito de modernidade que é utilizado no texto de Chiarelli)
- Literatura e cordialidade: o público e o privado na cultura brasileira, autor: João Cezar de Castro Rocha (o texto aborda a questão que foi comentada sobre a ‘economia dos afetos)
Questões: É possível definir a arte brasileira, considerando o princípio de universalidade da arte, da ideia de patrimônio universal, ou estamos falando de um fenômeno local?
Tema 2 – Como pensar a produção realizada no Brasil, partindo-se do quantitativo para o qualitativo?
- Texto base:
Museus de fora: a visibilidade dos acervos de arte contemporânea no Brasil, autor: Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
Questões: Qual a relação da pesquisa que diferencia objeto testemunho/objeto diálogo?
Tema 3 – A tradição artística
Textos base:
- Arte contemporânea: o lugar da pesquisa, autora: Iclea Borsa Cattani, está no livro O Meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas, organizadoras: Blanca Brites e Elida Tessler. Download do livro no Scribd
Textos complementares:
- BOIS, Yve-Alain. Mudança de Cenário. In: HUCHET, Stephane (Org.). Fragmentos de uma Teoria da Arte.São Paulo USP, 2012
- O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois, autores: Hans Belting e Rodnei Nascimento. Download do Prefácio no Scribd e download do texto até a página 40, no Scribd
- BOIS, Yve-Alain. Introdução. In: A pintura como modelo. WMF, 2009.
- VIVAS, Rodrigo; GUEDES, Gisele. Desejos individuais – imagens de coletividade. ouvirouver, Uberlândia v. 1 2 n. 1 p. 1 68-1 79 jan.| jul. 2016
Questão: Qual a função da tradição/cânone para a definição dos valores artísticos?