Alfredo Ceschiatti (1918–1989). Detalhe do primeiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944. Bronze. Igreja São Francisco de Assis (MG).
Alfredo Ceschiatti cria os baixos-relevos da Igreja de São Francisco de Assis em 1944 a pedido do arquiteto Oscar Niemeyer. […] A obra é composta por quatro painéis de bronze fixados sobre uma estrutura de alvenaria em formato curvilíneo que ocupa o interior da Igreja da Pampulha.
Uma análise inicial interessada somente nas figuras distribuídas pelos quatro painéis e no tipo de relação estabelecida entre elas, torna possível o reconhecimento de suas possíveis identidades para, a partir disso, associá-las dentro de uma iconografia. Assumindo, portanto, a região interna oferecida pela sinuosidade do painel e tentando remontar a visualização que seria oferecida caso a entrada ocorresse pela porta principal de vidro, temos como primeiro painel, o composto por duas figuras masculinas inseridas em uma forma oval que funciona como cercadura para a cena, cujo formato se apresenta como côncavo.
[…] A figura anciã quando comparada às demais figuras, especialmente em relação a figura do primeiro painel, se mostra como detentora de uma estatura superior. Possui corpo vigoroso, mas sem musculatura protuberante, cabelos e barba grandes. A expressão fisionômica da figura não se apresenta como indicativo de sua idade avançada, sendo conferida pelo comprimento da barba. Ambas as representações vestem túnica. A afirmação de que se trata de uma divindade fundamenta-se no gestual apresentado por esta figura no primeiro painel: dois dedos em riste em confrontação com os demais abaixados como um “gesto inaugural”. […] A análise do primeiro painel permitiu concluir que uma figura divina estabelece contato com uma figura masculina jovem.
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