Artigos Acadêmicos

Os artigos foram publicados em Revistas Especializadas da área e em Congressos. Estão organizados por temática:

Teoria da História da Arte e Metodologia da História da Arte:

VIVAS, Rodrigo. A história da arte no Brasil: aspectos da constituição da disciplina e considerações teórico-metodológicas. In: GUIMARÃES, Leda (coord.) Anais do III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual: Reinvenção do humano. Goiânia, 9-11 jun. 2010. p. 513-526. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/2010_Anais.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1PySini7RqKpeoVs6Q1MSqmugQbyq1ZlD>.

VIVAS, Rodrigo. O que queremos dizer quando falamos em história da arte no Brasil? Revista Científica/FAP – Unespar, Curitiba, v. 8, jul./dez. 2011, p. 94-114. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1513>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1fgjI-whrOQyasJO1a80uy6v5iOhcVTt1>.

VIVAS, Rodrigo; GUEDES, Gisele. Da narrativa comum à história da arte: uma proposta metodológica. Art Sensorium – Revista interdisciplinar Internacional de Artes Visuais, v. 2, n. 1, jun. 2015, p. 1-14. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/362/381>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1jqi11pC3KH84fruo5EhQiMFaPZjByl43>.

SANTOS, Nelyane; VIVAS, Rodrigo. Questionamentos sobre as relações de condicionalidade entre proposições artísticas e o contexto político do Brasil na década de 1960 nas obras dos Salões Municipais de Belas Artes da Prefeitura de Belo Horizonte. In: COSTA, A.; AMATO, G.; ALMEIDA, G.; VASCONCELOS, G.; HERMETO, M.; MOTTA, R. (org). Anais eletrônicos do seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG, 18-20 mar. 2014, p. 390-401. Disponível em: <https://drive.google.com/open?id=1TsTPXimDm0SPP5kHWV7wWkPOVD6enGBz>.

VIVAS, Rodrigo; ANDRADE, Marco Pasqualini; FUREGATTI, Sylvia. Narrativas sobre a universalidade na arte. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 7, n. 13, mai. 2017, p. 17-26. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15703>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1L6DJDA7QMCckNQ6_qgZoR35Dm6adVlSO>.

SANTOS, Nelyane. VIVAS, Rodrigo. O acervo documental e inventário de obras do Museu de Arte da Pampulha, possibilidades de escrita da História da Arte. Museologia e interdisciplinaridade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. v. 7, n. 14, jul-dez. 2018, p. 215-228. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/18398>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1e7z2rrOlRtIfMgKGbvuaW7Xffp0e-lKR>.

SANTOS, Nelyane Gonçalves. Metodologia de pesquisa da história da arte para o estudo de obras de Salões de Arte da década de 1960. ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 1, jan. – jun. 2017, p. 244-255. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/35484>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=129G5n5RNwcm_WeAR6RL4WxIhTr5hBfxB>.

Curadoria: 

VIVAS, Rodrigo. A curadoria como história da arte: aspectos da escrita da história da arte em Belo Horizonte. In: MARTINEZ, F.; SILVA, G.; FREITAS, P.; CARVALHO, P. (org). VIII EHA – Encontro de História da Arte: História da Arte e Curadoria. Campinas: UNICAMP/CHAA, 2012, p. 582-589. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2012/Rodrigo%20Vivas.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1-yFJozbSgT7M-1-bNSIAB3fXf8iWCQ8c>.

VIVAS, Rodrigo. A exposição Museu Revelado no Museu de Arte da Pampulha: o fardo da história não revelada. Caderno de Resumos do 7° Seminário Internacional em Memória e Patrimônio – SIMP, 6-8 nov. 2013, p. 262-263. Disponível em: <https://drive.google.com/open?id=1aYXQTM3vXWS_jhzS95-cHEiJ-kjOT3F1>.

VIVAS, Rodrigo. O olhar: do íntimo ao relacional. In: 23° Encontro Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: ecossistemas artísticos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. p. 1535-1547. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/Comites/5%20CC/Rodrigo%20Vivas.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1IQrWJjuFMGpUbey5e-mFi6nZ1ZIUsNY5>.

VIVAS, Rodrigo. O Centro Cultural UFMG: curadoria e memória. In: 25° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: Arte e seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016, p. 79-92. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2016/comites/cc/rodrigo_vivas.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=108RgZfL6Z854FJrB0Hig1GXL5DZdrXY2>.

VIVAS, Rodrigo. SANTOS, Nelyane. Contribuições espaciais e conceituais para as exposições artísticas na década de 1960 no Brasil. In: CAVALVANTI, Ana; VALLE, Arthur; NETO, Maria J.; MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia G. (coord). Anais do VIII Seminário do Museu D. João VI / IV Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX – Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. Rio de Janeiro, 08-10 nov. 2017, p. 433-443. Disponível em: <https://entresseculos.files.wordpress.com/2018/01/anais_versc3a3o-3_2018.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1t_A3zgNSDPqlMyppjkHNXK_8VBenSdiK>.

História da Arte, Instituições e Salões de Arte: 

VIVAS, Rodrigo. Os Salões Municipais de Belas Artes e o acervo do Museu de Arte da Pampulha. In: COUTO, M. F. Morethy; CAVALCANTI, A. M. Tavares; MALTA, Marize (org). Anais do XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA: Direções e sentidos da história da arte. Brasília: UNB, out. 2012, p. 333-350. Disponível em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2012/anais/anais2012.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1rICAIrT1DQPjt5_hza5sbLcxnRk3iB0E>.

VIVAS, Rodrigo. A exposição Museu Revelado no Museu de Arte da Pampulha: o fardo da história não revelada. Caderno de Resumos do 7° Seminário Internacional em Memória e Patrimônio – SIMP, 6-8 nov. 2013, p. 262-263. Disponível em: <https://drive.google.com/open?id=1aYXQTM3vXWS_jhzS95-cHEiJ-kjOT3F1>.

VIVAS, Rodrigo; ASSIS, Márcia Georgina de. A Academia Imperial de Belas Artes no Museu Mineiro. 19&20, Rio de Janeiro, v. VIII, n. 1, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/mm_aiba.htm>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1CffkmwI3P3BjNLz5pmpfpTQ_ns31zHQ1>.

VIVAS, Rodrigo; GUEDES, Gisele. Arte neoclássica e arte moderna nos Salões Municipais de Belas Artes: um confronto além dos conceitos. In: CORRÊA, B.; RODRIGUES, C.; SOUZA, D.; NASCIMENTO, F.; GALVÃO, G.; SILVA, P.; LANARI, R. (orgs). Anais eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG – EPHIS. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG, 4-7 jun. 2013, p. 149-163. Disponível em: <https://www.ephisufmg.com.br/evento/#edicoes-anteriores>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=19ENvZogQie8HsZiZ1VUwLBq_Ou45iesj>.

VIVAS, Rodrigo; GUEDES, Gisele. Arte neoclássica e arte moderna nos Salões Municipais de Belas Artes: um confronto além dos conceitos. Revista Eletrônica do Arquivo Público de Belo Horizonte, n. 1, mar. 2014. Disponível em: <https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/arquivo-publico/publicacoes/revista-eletronica>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=18q9g3_bSVx7CB-tn0ynS2gU1-l8Buk1z>.

VIVAS, Rodrigo. A arte que não estava lá. In: SANTOS, Ana Luisa; ROLLA, Marco Paulo; LARSEN, Nathalia. Outra Presença. Beo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/8525963/VIVAS_Rodrigo_A_Arte_que_n%C3%A3o_estava_l%C3%A1_In_Museu_de_Arte_da_Pampulha_Org_Belo_Horizonte_Museu_de_Arte_da_Pampulha_2014>

VIVAS, Rodrigo. I Salão de Arte Contemporânea: a arte participativa em questão. In: ANDRADE, Marco A. Pasqualini (org). Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte. Uberlândia: Instituto de Artes – IARTE/UFU, v. 2, 26-30 ago. 2014, p. 1037-1045. Disponível em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2014/imgscbha2014/anaisCBHA2014vol2.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1phpN11BWj9fEHTwEqJSgB-22qJgNSmKF>.

ALVES, Joana; VIVAS, Rodrigo. “Objeto e participação”, “Do corpo à Terra” e os Salões: paralelo na década de 1970. In: 23° Encontro Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: ecossistemas artísticos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. p. 173-189. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/Comites/1%20CHTCA/Joana%20D%C2%B4Arc%20de%20Jesus%20Alves.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=191EEWVv540uxEEUVnC4wqqXCeIWttbbn>.

NEVES, Ana Luiza T.; VIVAS, Rodrigo. Os Salões Nacionais de arte de Belo Horizonte nos anos 80. In: 23° Encontro Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: ecossistemas artísticos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, p. 1578-1593. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/simposios/simposio01/Ana%20Luiza%20Teixeira%20Neves;%20Rodrigo%20Vivas.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1JoZaAQ-8W2_3PmToO5oU7fwhqv16zVMc>.

SANTOS, Nelyane Gonçalves. O XXIII Salão Municipal de Belas Artes de 1968: análise de obras e aspectos do circuito artístico em Belo Horizonte. In: 24° Encontro Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: Compartilhamentos na arte: redes e conexões. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015, p. 2139-2155. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s1/nelyane_goncalves_santos.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1N54siomazxSYQwdmZP0XiT2KgRkrDN2C>.

VIVAS, Rodrigo; GUEDES, Gisele. Desejos individuais – imagens de coletividade. ouvirouver, Uberlândia, v. 12, n. 1, jan./jul. 2016, p. 168-179. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31216>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1CoKE_E7ijwulGk3Qkv7N39IAhBzpYJPi>.

SANTOS, Nelyane Gonçalves. Metodologia de pesquisa da história da arte para o estudo de obras de Salões de Arte da década de 1960. ouvirouver, Uberlândia, v. 13, n. 1, jan. – jun. 2017, p. 244-255. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/35484>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=129G5n5RNwcm_WeAR6RL4WxIhTr5hBfxB>.

VIVAS, Rodrigo. Ressignificações da Paisagem na década de 1970: Manfredo Souzanetto e Décio Noviello nos Salões Nacionais de Arte. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 9, n. 18, nov. 2019, p. 397-416. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16131/12964>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=10enjPUg4x5M_0y7EGCnoKWjGrD7q3IpP>.

Análise Iconográfica:

VIVAS, Rodrigo; GUEDES, Gisele. A igreja de São Francisco de Assis. Revista Imagem Brasileira, n. 6, 2011, p. 106-120. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/revistaceib/index.php/imagembrasileira/article/view/149>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1Xk5G3Bmbq9l-6hAOq5EStjbOu8El2b7g>.

GUEDES, Gisele; VIVAS, Rodrigo. Tradição e diálogo: análise do baixo-relevo da Igreja de São Francisco de Assis. In: 25° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: Arte e seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016, p. 914-929. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2016/comites/chtca/gisele_guedes_rodrigo_vivas.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1UhhKGJSrtIvXqAvur2-ZFrJ7uW6EAtYR>.

Análise de trajetórias de pintores:

VIVAS, Rodrigo. Análise da produção do pintor Aníbal Matos em Belo Horizonte – 1917-1944. In: AMBROSIO, Eliana; NUCCI, Angela; PHILIPPOV, Karin; RAGAZZI, Alexandre; RIBEIRO, Mariana; SILVA, Maria A. Couto; SILVA, Rosangela (org). III Encontro de História da Arte – História da Arte e instituições culturais: Perspectivas em Debate. IFCH/UNICAMP, 2007, p. 66-75. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2007/ANDRADE,%20Rodrigo%20Vivas.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1IBcQvDsgVOD-eEU0-4xtw_-8UzBnoFDX>.

VIVAS, Rodrigo. Aníbal Mattos e as Exposições Gerais de Belas Artes em Belo Horizonte. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 3, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artistas/rv_am.htm>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1X1bg3HCFwzZfVqUaCQsVgp3oomD1kH0d>.

VIVAS, Rodrigo. Salões e bienais: da arte de vanguarda à arte contemporânea. In: GOMÉS, Jorge Gabrera. Um dia a árvore de sonhos inopinados: acrobacias, totens, mandalas e oroboros do esculturor Geraldo Teles de Oliveira. Belo Horizonte: SESC Minas, 2011, p. 29-44. Disponível em: <https://issuu.com/cdinizalves/docs/gto_-_tomo_1>.
Link alternativo: <>. 

VIVAS, Rodrigo; MIRANDA, Gabriela. Emilio Rouède: das marinhas à cidade moderna. 19&20, Rio de Janeiro, v. XIII, n. 1, jan.-jun. 2018. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/rv_rouede.htm>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1JYORjADn7JD2r64Q3z1LwnlqANdouYh0>.

VIVAS, Rodrigo. Ressignificações da Paisagem na década de 1970: Manfredo Souzanetto e Décio Noviello nos Salões Nacionais de Arte. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 9, n. 18, nov. 2019, p. 397-416. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16131/12964>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=10enjPUg4x5M_0y7EGCnoKWjGrD7q3IpP>.

Arte do Século XIX:

VIVAS, Rodrigo; MIRANDA, Gabriela. Emilio Rouède: das marinhas à cidade moderna. 19&20, Rio de Janeiro, v. XIII, n. 1, jan.-jun. 2018. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/rv_rouede.htm>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1JYORjADn7JD2r64Q3z1LwnlqANdouYh0>.

MIRANDA, Gabriela. Itinerância e polimorfismo: atuação de artistas durante a construção da capital mineira. In: TOGNON, Marcos (coord.) XIII Encontro de História da Arte – Arte em confronto: embates no campo da história da arte. Campinas: UNICAMP/IFCH/CHAA, 10-14 set. 2018. p. 427-436. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2018/eha2018completo.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1ZY50ShLIHScmuYKNRkxyekxEuxxGWmIa>.

VIVAS, Rodrigo; ASSIS, Márcia Georgina de. A Academia Imperial de Belas Artes no Museu Mineiro. 19&20, Rio de Janeiro, v. VIII, n. 1, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/mm_aiba.htm>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1CffkmwI3P3BjNLz5pmpfpTQ_ns31zHQ1>.

Arte moderna em Belo Horizonte: 

VIVAS, Rodrigo. Arte e vanguardas na cidade moderna. Revista do Arquivo Público Mineiro, jan.-dez. 2013, p. 114-127. Disponível em: <https://drive.google.com/open?id=13z64ZPH3qg-CizEuRjfa0CfoQgVo4l_->.

Vanguarda e arte contemporânea em Belo Horizonte: 

VIVAS, Rodrigo. A vanguarda passou por BH: o mito da irradiação ou ressonância. Vis – Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UNB, v. 13, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/14486>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1hm6uiaHMDUDMH7kXHQVLhA0qTQH9HF0f>.

GUEDES, Gisele; VIVAS, Rodrigo. Situações-limite: entre a ação e a contemplação. In: 23° Encontro Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: ecossistemas artísticos. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, p. 3721-3737. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/Inicia%C3%A7%C3%A3o%20Cient%C3%ADfica/Gisele%20Guedes.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1TOT-QRmh4CdHOV-m6CLl8Jn0mRk3EB2J>.

VIVAS, Rodrigo. Abstrações em movimento: concretismo, neoconcretismo e tachismo. In: AVOLESE, Claudia Mattos; BERBARA, Maria; SERAPHIM, Mirian Nogueira; MENESES, Patricia; CONDURU, Roberto; QUIRICO, Tamara. (Orgs.) Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação. Campinas-SP, 4-6 out. 2016. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte – CBHA, 2017. 540-547. Disponível em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2016/anais/2016_anais_cbha.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1CbBqcYwJZM64c89gWeAliBzjVXa4moJC>.

VIVAS, Rodrigo. Arte conceitual e história: desafios da construção poética na década de 1970. Palindromo, v. 9, n. 18, mai/ago 2017, p. 29-43. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10449/7254>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1lYXQUBexaaSqLUqYUZWcT-PS8S-EHqI0>.

VIVAS, Rodrigo. Ressignificações da Paisagem na década de 1970: Manfredo Souzanetto e Décio Noviello nos Salões Nacionais de Arte. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 9, n. 18, nov. 2019, p. 397-416. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16131/12964>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=10enjPUg4x5M_0y7EGCnoKWjGrD7q3IpP>.

Crítica de arte em Belo Horizonte: 

VIVAS, Rodrigo. Celma Alvim – crítica de arte. In: 24° Encontro Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP: Compartilhamentos na arte: redes e conexões. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015, p. 534-548. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2015/comites/chtca/rodrigo_vivas.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1JW3tlmoZ6wUEmV2MHfdjlon6-sSFXYn5>.

MATOS, Lucas Moraes. Os agentes múltiplos na coluna de artes plásticas do Suplemento Literário do Minas Gerais: 1966-1973. In: TOGNON, Marcos (coord.) XIII Encontro de História da Arte – Arte em confronto: embates no campo da história da arte. Campinas: UNICAMP/IFCH/CHAA, 10-14 set. 2018. p. 569-576. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2018/eha2018completo.pdf>.
Link alternativo: <https://drive.google.com/open?id=1D8tpPVQhpC_oQMiUse4b6g5WSHn2-tAK>.

Deixe um comentário