Happening com fumaça colorida, 1970.

decio-noviello-happening-com-fumaca-colorida-manifestacao-do-corpo-a-terra-belo-horizonte-abril-de-1970

Décio Noviello. Happening com fumaça colorida. Manifestação Do Corpo à Terra. Belo Horizonte, abril de 1970.

A proposta de Noviello visa a apro­priar-se do ambiente com fumaça colorida, integrando a cor no espaço através do ritual, do jogo criativo e da festa. Noviello relata, com muito orgulho, a sua participação na manifestação Do Corpo à Terra, conside­rando-a um marco na consolidação da neovanguarda em Minas:

Na manifestação Do Corpo à Terra eu trabalhei com fumaças coloridas. Fiz um happening de apropriação de toda a exposição, envolvi o Palácio das Artes com fumaça colorida, o que depois repeti no Parque Municipal. Na época, eu era tenente-coronel do Exército e aprendi como trabalhar com fumaça colorida. Essa manifestação foi uma marca profunda nas artes de Belo Horizonte. Houve uma maior aceitação da arte de vanguarda na cidade. Antes, tínhamos que fazer concessões, mas a partir daquele momento a crítica e os colecionadores passaram a olhar a vanguarda com bons olhos.

Para saber mais: VIVAS,Rodrigo. Por uma História da Arte em Belo Horizonte: Artistas, exposições e salões de arte. Belo Horizonte: C/ Arte, 2012. 248 p.

Deixe um comentário