Moderna e Contemporânea

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Belas Artes

Disciplina ARTES VISUAIS Moderna e Contemporânea

 

 
Informações Gerais sobre a disciplina 
  1. a aula terá início às XX:XX
  2. Os textos são de leitura obrigatória;
  3. Os alunos deverão se organizar em grupos de 4 ou 5 pessoas;
  4. Para a entrega das atividades é necessário criar uma pasta no google drive e compartilhar com rodvivas@gmail.com

A leitura prévia dos textos definidos para cada aula é obrigatória, sendo de responsabilidade do aluno realizá-la, possibilitando as discussões.

Toda discussão seguirá em nível acadêmico, as problematizações, dúvidas ou questionamentos não poderão ser sustentadas por achismos ou “opiniões” sem embasamento teórico, portanto, caso um texto selecionado não seja suficiente para sanar alguma questão, poderemos procurar outros textos para discussão.

Todo trabalho, fichamento ou análise deverá estar formatado conforme as normas da ABNT. Textos fora do padrão de formatação não serão avaliados. 

Link para download do tutorial: Normas para Formatação ABNT.
Referência complementar sobre as normas: FRANÇA. Junia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-cientificas. 8a Ed. Belo Horizonte, Ed.: UFMG, 2008, p. 49-255

Tutorial para edição de imagens

O curso tem como objetivo a análise das produções artísticas produzidas no período compreendido como moderno até os dias atuais. As aulas serão divididas por temas a partir das leituras a serem realizadas antecipadamente, e é importante ter em mente que a compreensão de um recorte de tempo tão amplo, com todas as suas modificações, exige atenção e dedicação em relação ao material textual oferecido e às orientações dadas durante as aulas. 

Compreendida na historiografia da arte como o período em que surgem diversificadas correntes/movimentos e grupos de artistas, a Arte Moderna geralmente é demarcada a partir do surgimento do Impressionismo, no fim do século XIX, que abre espaço para diversas outras manifestações, culminando nas produções artísticas atuais. 

No decorrer do curso buscaremos situar os principais conceitos associados, bem como conhecer algumas obras e artistas situados neste tipo de produção, percebendo como funda-se o debate na Europa e Estados Unidos, demarcando ainda a compreensão teórica no Brasil sobre a arte moderna.

 

Apresentação do grupo de pesquisa Memória das Artes Visuais em Belo Horizonte:

Pesquisa EM e SOBRE Arte: poéticas, crítica, história da arte

O valor na Arte

Texto: BOIS, Ive-Alain. Introdução. In BOIS, Yve-Alain. A pintura como modelo. São Paulo, SP WWF Martins Fontes, 2009

Gênese histórica de uma estética pura

Texto: BOURDIEU, Pierre. Gênese histórica de uma estética pura IN BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Editora Bertrand Brasil, 1989.

História da Arte como Disciplina Humanística

Texto: PANOFSKY, Erwin. Introdução: A história da Arte como uma disciplina Humanística. In PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Editora Pespectiva, 3ª Edição. São Paulo, 1955

Modernidade e Pós Modernidade

Texto: BERMAN, Marshal. Introdução: Modernidade – Ontem, hoje e amanhã. In: BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Ed. Schwarcz Ltda, 1986

Arte Moderna na Europa: conceitos, estética e métodos do Impressionismo

Texto: SCHAPIRO, Meyer. A estética e o método do impressionismo. In: SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo: reflexões e percepções. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Vanguardas Históricas

Texto: ARGAN, G. C. A realidade e a consciência. In: ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna – do iluminismo aos movimentos contemporâneos. Tradução por Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992

Trecho do do capítulo, analisando obras dos artistas Paul Cézanne, Georges Seurat, Vincent Van Gogh, Henri Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin Henri Rousseau

O conceito de Vanguarda Europeia segundo Greenberg 

Texto: GREENBERG, Clement. Vanguarda e kitsch. In: GREENBERG, Clement et al. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 27 – 43.

Análise da obra Má Notícia, de Belmiro de Almeida – Seminário D. João VI

Formatação de trabalhos

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