Imprensa

Lançamento do Catálago:

http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/seis-anos-de-arte-revisitados-1.1333226

PUBLICADO NO JORNAL – O TEMPO – MAZAZINE – 05/07/2016

ARTES VISUAIS

Seis anos de arte revisitados

Mário Azevedo compila obras da exposição “Entreposto” em catálogo com lançamento no Centro Cultural UFMG

 

Mario azevedo

 

 

 

Registro. Lançamento do catálogo terá debate com Mário Azevedo e com o curador Rodrigo Vivas, além de exibição de filmes sobre o artista

 

PUBLICADO EM 05/07/16 – 03h00

FERNANDA MACHADO – ESPECIAL PARA O TEMPO

No ano passado, o artista plástico e professor da UFMG Mário Azevedo reuniu, em três mostras individuais simultâneas, trabalhos desenvolvidos entre 2006 e 2012. Intitulada de “Entreposto”, a exposição com desenhos, pinturas, colagens, livros-de-artista e objetos ganha agora catálogo, que será lançado em evento nesta quarta-feira (6) no Centro Cultural UFMG.

“A ideia da exposição veio da diretoria do Centro, por meio do professor Rodrigo Vivas. Ele desenvolve um projeto chamado ‘Visualidade e Memória’, que tenta fazer esse trabalho de tornar vívida a memória da arte contemporânea em BH”, conta Mário.
A princípio o artista pensou em fazer algo menor, mas Vivas o convenceu a apostar numa grande mostra, justamente por entender que a infinidade de obras que Mário guardava em seu ateliê de alguma maneira se encadeava.
“O Rodrigo foi super sensível em ver o trabalho como uma coletânea. E o catálogo já fazia parte do projeto inicial, dentro desse vontade de registro mesmo”, explica. O livro traz um pequeno depoimento do artista e um texto escrito pelo professor da Escola de Arquitetura da UFMG Stéphane Huchet.
“Entreposto” foi a 30º exposição individual de Mário, mas ganhou significado especial para o artista por ter sido montada em Belo Horizonte. “Eu adoro expor aqui. O negócio é surgirem as oportunidades. Se dependesse de mim, sempre mostraria meus trabalhos primeiro em BH”, garante.
Dessa forma, ocupar o Centro Cultural UFMG foi uma alegria para o artista. “Trabalho na UFMG há 25 anos e estar envolvido em projetos que dizem respeito à universidade é sempre interessante. Até porque não consigo dissociar meu trabalho de professor, pesquisador e artista. Tudo acontece junto. Então foi super interessante para meus alunos poderem acompanhar, além dos meus pais, meus amigos”, afirma o professor de pintura da escola de Belas Artes.
“Além disso, acho que a exposição mostrou essa nova identidade que o Centro está querendo passar. Pois ali é um lugar onde academia continua a funcionar. A vocação do Centro tem que combinar com a vocação da universidade. É um espaço de pesquisa, de extensão, e tem que mostrar o que a UFMG produz de novos dispositivos, de contemporâneo”, completa.

 

Junto com o lançamento do catálogo de “Entreposto”, Mário participa ainda de um debate ao lado do curador da mostra, Rodrigo Vivas. “O foco é a exposição, mas acho que vou acabar falando sobre meu trabalho como um todo. Na verdade, vou falar sobre o que me perguntarem”, adianta.

 

O evento ainda terá a exibição de dois pequenos documentários, um sobre a montagem da exposição e outro que resgata uma série de matérias televisivas sobre os trabalhos de Mário, desde os anos de 80. “Confesso que estou bem empolgado com esses vídeos. O primeiro foi produzido pelo próprio Centro Cultural, e registrou todo o processo de ‘Entreposto’. O outro mostra essas matérias sobre minha carreira, e está bem legal, é um apanhado das coisas que fiz. O evento vai ser informal, mas foi pensado com muito carinho”, comemora.

 

Depois do lançamento, o artista pretende descansar e seguir, em agosto, para o Rio de Janeiro, onde fará um pós-doutorado. Para isso, deve dar uma pausa nas aulas da UFMG por um semestre.

 

“Vou dar uma respirada. Acho que esses períodos são sempre bons para outras coisas nascerem. Não podemos ficar presos ao trabalho. Temos que deixar ele voar, para deglutirmos, refletirmos sobre o que estamos querendo. É como a respiração mesmo. Em um momento puxamos o ar para depois soltarmos. Digamos que estou agora puxando o ar”, medita Azevedo.

Agenda

O quê. Lançamento do catálogo da exposição “Entreposto”, de Mário Azevedo

Quando. Nesta quarta-feira (6), às 19h30

Onde. Auditório do Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174, centro)

Quanto. Entrada franca

Deixe um comentário