Dramaturgia II, 1965.

6-yo-dramaturgia-ii

Dramaturgia II. Yo Yoshitome, 1965 (119 x 143,2 cm).

A pintura a óleo sobre tela possui fundo branco, composição demarcada com três traços: um na lateral esquerda a 29,6 cm do chassi; outro perpendicular ao chassi superior a 42,2 cm dele, indo esta até a distância de 5,5 cm do chassi direito, onde há na vertical, paralelo ao chassi, o último traço. As cores são: azul, preto, vermelho, amarelo, magenta, marrom, verde, prateado. As várias tonalidades das cores o artista parece ter alcançado a partir de misturas, saturações ou diluições destas cores citadas. A área com prateado não fica nítida em fotografias.

O primeiro impacto visual proporcionado pela obra é de uma conformação abstrata decorativa, com cores e distribuição de formas atraentes e encantadoras. Rodrigo Vivas (2012) ressalta o aspecto inicial decorativo da obra.

No primeiro contato com a obra, observada a distância, o que mais se destaca é uma estrutura abstrata preenchida com inúmeras cores: azul, vermelho e amarelo. A utilização de tais cores produz um efeito decorativo que convida o espectador a aproximar-se da tela. Mas o efeito decorativo assume novo significado ao perceber que as formas azuis parecem estruturas orgânicas que envolvem pequenas embarcações. (VIVAS, 2012, p. 163).

Dramaturgia II nos fornece mensagens que vão além do enquadramento biográfico e estilístico do artista. A profusão de cores e formas distintas valoriza a abstração lírica suscitando a visualidade de formas características de organismos vivos e de energias magnéticas e cósmicas que o olho humano não é capaz de captar diretamente.

Para saber mais: SANTOS, Nelyane Goncalves; VIVAS, Rodrigo. A história da arte de Belo Horizonte a partir de obras dos Salões Municipais entre 1964 e 1968. 2014. 165 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.

Deixe um comentário